Pular para o conteúdo principal

Solidão

Solidão 

Como vencer a solidão

Todos nós precisamos de momentos sozinhos para desacelerar, refletir, acalmar nossos momentos difíceis ou simplesmente curtir nossa própria companhia. 

Há quem goste de ficar sozinho curtindo sua própria companhia, mas e quando esse isolamento não é feito de forma voluntária? Quando  esse é o motivo poder ser muito nocivo à saúde.

Isso porque a solidão é considerado um estado - ser solitário. E ela não traz consigo a escolha, a liberdade em ser só, que a solitude carrega. Ela é algo imposto à um ser humano que não escolheu aquela situação.

Muitas pessoas gostam  de se  isolar, mas é preciso estar atento, estudos apontam um efeito negativo quando nos estendemos demais em períodos de isolamento, principalmente quando buscamos este isolamento para nos sentirmos mais confortáveis perante as nossas dores e sentimento de desesperança.

Podemos estar entrando em uma solidão crônica e a solidão crônica afeta nosso cérebro negativamente, afeta nosso comportamento, ela passa a ser patológica quando diminui nosso sono, mexe com nossa imunidade, causa ansiedade ou depressão e não conseguimos mais encontrar prazer nas pequenas realizações.

Nós seres humanos precisamos de outras pessoas, é uma característica nossa se relacionar, precisamos disso para sobreviver física e psicologicamente. Ficar muito tempo sozinho, se isolar, mexe muito conosco e afeta sim nossa interação com os outros e também nossa saúde.

A solidão é um sentimento, não é imutável.

Não estou dizendo que devemos buscar companhia a qualquer preço, mas devemos sim buscar e valorizar a convivência com outras pessoas.

Não precisamos estar sozinhos, somos seres sociais, precisamos de socialização, quando interagimos com outras pessoas nosso cérebro se desenvolve de forma plena e mais ativa.

A solidão cresce no mundo todo. As pessoas estão se afastando umas das outras, pense nisso e fortaleça seus laços de amizade. Cuide da sua saúde emocional.

Reveja seu comportamento e procure estar presente na vida dos seus afetos, mesmo distantes podemos estar perto, se mostrar presente, mesmo que seja através de uma ligação. Quem é que não gosta de receber uma ligação e escutar: Lembrei de você.

Sem as relações sociais, não teríamos progredido até sermos quem somos.

Mas preste atenção, para muitos, solidão é um vazio. Quando essa sensação está presente, as pessoas começam a buscar externamente o que na verdade precisa ser encontrado internamente.

Trabalhe suas emoções para não se perder na solidão, isso vai te ajudar também a melhorar suas relações interpessoais.

Solitude e solidão

Ser sozinho é ter a solidão como parceira. Sentir a solitude é passar alguns momentos só e não sofrer com isso, e sim, aproveitar da própria companhia e essas duas situações são completamente diferentes.

Sentir-se sozinho leva à angústia, isolamento e pode gerar uma lista  de transtornos psicológicos, isso é diferente de quando reservamos um tempo para ficar com os nossos próprios pensamentos que é fundamental para o desenvolvimento da nossa  inteligência emocional.

Somos diversos e  precisamos respeitar o espaço de cada um e também entender que a própria companhia pode ser um presente, mas se prolongada a situação muda de figura.

MAIS VISITADAS

Significado espiritual do Lírio da Paz

Mediunidade Reprimida: Entenda os Sinais e Como Lidar

Não consigo chorar

Por que é Importante Ter Arruda Dentro de Casa

Chips e Implantes Espirituais: Como Reconhecer para Restaurar o Equilíbrio

Glândula Pineal: O Portal da Alma

Mindfulness Viver o Presente com Plenitude

Joanna de Angelis: As Lições Profundas sobre Amor e Autoconhecimento

Como Aumentar Sua Autoestima: Dicas Práticas para o Dia a Dia