Pular para o conteúdo principal

Cansaço emocional

 

Autoconhecimento

Por que ando esgotada emocionalmente?

De repente, você se sente incapaz, não vê nada de bom nas coisas que faz. Não consegue prestar atenção, ficar atento, esquece-se de tudo.

Ao fim do dia, sente seu corpo cansado, mente cansada, e depois de uma noite de sono, acorda cansado, isto se não passou a noite em claro com insônia.

A exaustão emocional não vem de um momento para outro. Trata-se de um processo que ocorre lentamente, até que haja um ponto em que a pessoa entra em colapso e isso acontece  porque simplesmente a pessoa já não aguenta mais, ela paralisa.

O cansaço mental vêm acompanhado do cansaço físico. Há uma sensação de peso, de incapacidade de seguir em frente. Caímos, então, em uma inércia da qual é difícil sair.

Algumas causas do esgotamento emocional

O esgotamento emocional pode ter sua origem em um desequilíbrio entre o que damos e o que recebemos. Aqueles que dão tudo o que podem de si mesmos, vão se esgotar em algum momento.

Têm uma hora que a pessoa se esgota, principalmente quando ela nunca têm  tempo para si mesma, lembro muito das mães quando falo sobre isso.

A pessoa se esgota quando não recebe reconhecimento.

Quando suas necessidades passam desapercebidas por carregar o título de pessoa  forte e por isso pode aguentar tudo.

A pessoa cansa quando lhe é exigida uma carga na vida que pesa, por exemplo, um trabalho onde há muita pressão, uma casa onde os membros da família estão cheios de problemas, em uma casa onde você é totalmente diferente dos demais e é constantemente criticado, quando temos um relacionamento cheio de conflitos e por aí vai, hoje em dia, a lista é grande de situações que nos deixam exaustos emocionalmente.

Alguns sintomas de exaustão

Cansaço físico. A pessoa se sente cansada da hora que acorda a hora de ir dormir, o dia é árduo, sente sono o dia inteiro.

Insônia.  Uma pessoa cansada emocionalmente apresenta dificuldade para dormir. Fica remoendo os problemas da vida e lá se vai a noite inteira.

Falta de motivação. Quem sofre de exaustão emocional começa a agir mecanicamente. Como se fosse obrigado a fazer o que faz o tempo todo. Não tem entusiasmo ou interesse em suas atividades e fica facilmente irritado.

Distanciamento afetivo. Realmente é como se deixássemos de sentir as emoções, as vezes fica difícil demostrar afeto, e creia, a pessoa não faz isso de propósito, isso é devido ao imenso vazio que ela está sentindo.

Esquecimentos frequentes. Dificuldades para pensar, a pessoa se sente confusa com facilidade.

 Se você se identificou com este quadro, é possível que esteja com esgotamento mental. Não sofra, isso não é frescura, se trata de um quadro físico e psíquico muito comum nos dias de hoje. Na verdade, é como se o corpo reagisse, como forma de comunicar que algo está errado. O corpo revela o que a mente não disse: Estou cansado! 

Peça ajuda às outras pessoas, se puder busque ajuda profissional, para detectar talvez uma possível depressão, que também chega de mansinho, algumas pessoas têm depressão ou tiveram e vão se dar conta tempos depois.

Aprenda a falar não para os outros e sim para você.

Você é perfeccionista e se cobra demais? Vive sobrecarregado?

No fundo, você tem muita dificuldade em lidar com sua imperfeição.

Aprenda a lidar com seus erros. Você não precisa ser o melhor, precisa apenas dar o seu melhor. Cobre-se menos e relaxe mais.

Você não têm controle sobre suas emoções e elas dominam sua vida. De uma hora para outra você muda de humor, tem crises de raiva, fica triste ou sente medos irreais que te paralisam. Busque autoconhecimento.

 É preciso conhecer a si mesmo e aprender a lidar com as emoções para ser uma pessoa em paz com você mesmo. 

Eu sou o que sou!

Procure Transformar suas dores em aprendizados,  saber lidar  melhor com as frustrações e se olhar com mais amor. Cuida com carinho de você.

Quando você não cuida das emoções, as pressões psicológicas refletem em seu corpo, trazendo dores físicas que podem desencadear doenças mais sérias, como hipertensão arterial, arritmia, gastrite, úlcera, ansiedade, síndrome do pânico e depressão.

A Inteligência Emocional considera que as doenças físicas são uma forma de comunicação do emocional, indicando que algo não vai bem.

Uma dica: Faça atividades físicas, pensa no que gosta, no que te trás um sorriso no rosto e vá se dar alegrias. Você merece.

Leia: Pessoas que curam


MAIS VISITADAS

Significado espiritual do Lírio da Paz

Mediunidade Reprimida: Entenda os Sinais e Como Lidar

Não consigo chorar

Por que é Importante Ter Arruda Dentro de Casa

Chips e Implantes Espirituais: Como Reconhecer para Restaurar o Equilíbrio

Glândula Pineal: O Portal da Alma

Mindfulness Viver o Presente com Plenitude

Joanna de Angelis: As Lições Profundas sobre Amor e Autoconhecimento

Como Aumentar Sua Autoestima: Dicas Práticas para o Dia a Dia