Espiritismo e o Espiritualismo falam da mesma coisa?
Espiritismo e espiritualismo. Apesar de haver uma relação, cada um possui um significado específico.
O espiritualismo diz respeito a ideias que divergem do materialismo, ou seja, considera a existência de algo além da matéria, e ainda, admite a existência de Deus.
É uma corrente filosófica que crê em Deus, na alma, na imortalidade do ser, nos princípios morais e espirituais.
Não se deve, porém, confundir Espiritualismo com Espiritismo.
As religiões que admitem a existência de Deus e da alma podem ser chamadas de espiritualistas.
Por exemplo, o catolicismo acredita em Deus, mas não crê em reencarnação e espíritos.
O Hinduísmo e o Budismo, também espiritualistas, acreditam no princípio da reencarnação, embora a percebam de maneira diferenciada.
Católicos, umbandistas, judeus, espíritas entre outros, são espiritualistas.
Pessoas que não têm uma religião definida, mas que acreditam nestes mesmos preceitos básicos, também são consideradas espiritualistas.
O que é Espiritismo?
Mas nem todos os seguidores do Espiritualismo acreditam em espíritos, ou na comunicação entre estes e os homens encarnados, crença que define os espíritas, que adotam o Espiritismo.
Espiritismo é uma doutrina religiosa de cunho filosófico e científico, cuja principal crença gira em torno da constante evolução espiritual do ser humano, através das reencarnações.
Allan Kardec, no livro “O que é Espiritismo”, disse que “todas as religiões são necessariamente fundadas sobre o espiritualismo. Aquele que crê que em nós existe outra coisa, além da matéria, é espiritualista, o que não implica a crença nos Espíritos e nas suas manifestações”.
Os espíritas acreditam na existência de algo além da matéria, crêem em espíritos, na vida após morte, ou seja, acreditam em uma vida espiritual.
Algumas características do espiritismo
- O espiritismo é uma doutrina baseada no conjunto dos conhecimentos filosófico, científico e moral (religioso). Ela foi codificada em meados do século XIX pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, conhecido como Allan Kardec.
- Comunicação mediúnica, feita através dos médiuns com os espíritos. Um dos médiuns mais conhecidos é Chico Xavier. Por meio da psicografia, um tipo de mediunidade, ele escreveu mais de 400 livros ditados pelos espíritos.
- Concepção tríplice do homem (Espírito, perispírito, corpo físico)
- A doutrina espírita ensina que todos nós, tanto encarnados como desencarnados, estamos em um processo de aprendizado e evolução.
- O espiritismo crê na reencarnação como forma de aprimoramento moral e intelectual. Por meio de experiências ao longo de muitas vidas é possível aprender valores importantes para nossa evolução.
A Ciência vêm comprovando fatos relacionados à existência da alma, a sua influência no cotidiano, principalmente no que diz respeito à saúde, campo no qual têm ocorrido maiores progressos, por meio da comprovação de curas realizadas através de tratamentos com terapias consideradas alternativas e por meio de cirurgias espirituais.
A Física também tem avançado muito na explicação de fatos que antes eram apenas do domínio religioso, principalmente a Física Quântica.