Pular para o conteúdo principal

O que é passe

Espiritismo - Passe Magnético

Passes são transmissões de fluidos de um ser para outro, troca de energia.

Os fluidos são energias que fazem parte da estrutura material e espiritual dos seres.

O passe tem a função de reequilibrar energeticamente o perispírito do paciente, produzindo condições favoráveis ao restabelecimento de sua harmonia física e mental.

O Espiritismo nos ensina que todas as doenças têm sua origem no espírito, então se instalam no perispírito, quando finalmente se manifesta no corpo físico. Portanto, o passe, atuando no perispírito, harmoniza suas energias, proporcionando uma melhora, até momentânea, no corpo físico do paciente.

O que é fluído? 

Fluido é substância sutil, maleável, imponderável, energética, que pode ser manipulada pelo pensamento de Espíritos encarnados e desencarnados, que imprimem nele características positivas ou negativas, conforme o teor do pensamento. 

No passe, utiliza- se o pensamento do Espírito que coordena a tarefa, assim como do passista, de forma a impressionar positivamente os fluidos que serão doados ao paciente.

O fluido, em sua mais simples expressão, é chamado de fluido cósmico universal, que representa a simplificação máxima da matéria, que, manipulada pelo pensamento do Espírito, imprime- lhe variações de onde se originam os diversos tipos de elementos hoje conhecidos. 

O passe é doação de energia para os que precisam ter seus centros vitais estimulados e reequilibrados.

O PASSISTA

À medida que o passista avança na compreensão da importância da tarefa do passe, ele percebe que o seu bem- estar físico e espiritual não mais representa benefício para si próprio, mas também para todos os companheiros que se utilizam desse recurso terapêutico.

Por isso a importância de procurar ter uma vida regrada, sem vícios. Afinal, se seus fluidos estiverem contaminados por maus pensamentos ou atitudes indevidas poderão não auxiliar quem os recebe.

O passe é aplicado apenas com a imposição das mãos do passista sobre o indivíduo. Não é necessário tocá-lo.

No momento do passe, o passista busca sintonia com os Espíritos superiores, geralmente através de uma prece feita de pensamento. Com isso, estes amigos espirituais poderão juntar seus fluidos aos fluidos do passista, favorecendo ainda mais quem está recebendo.

O passe é um complemento espiritual, nas últimas décadas, muitos estudos científicos têm sido feitos afim de demonstrar os benefícios de aliar o trabalho com a espiritualidade ao tratamento médico convencional.

Aqueles que buscam a casa espírita apenas para receber o passe devem ser orientados sobre a necessidade do esclarecimento.

Se quer melhorar externamente, busque a cura do seu interior, queira se libertar de suas imperfeições através do autoconhecimento.

Estamos nesta terra para melhorar, ser hoje melhor que ontem. 

Espíritos podem aplicar diretamente um passe?

Sim. Comumente fazem. Mas algumas vezes precisam de maior dosagem de fluidos extraídos do organismo material do encarnado e aplicam o passe misto, do espírito e das forças magnéticas do intermediário.

Por que em alguns lugares diminuem a luz do ambiente?

Não há necessidade. Em alguns lugares assim o fazem para proporcionar um ambiente que estimule a concentração.

Mas devemos considerar que alguns elementos que constituem o ectoplasma do médium  que costumam ser liberados em quantidade diversas, podem sofrer um processo de desagregação com a luz branca.

O passista é médium?

Nas casas espíritas geralmente pratica- se o passe misto. Nesse tipo de passe, o passista atua como mediador entre o Espírito responsável pelo passe e o paciente. Dessa forma, o passista pode ser considerado médium, ou melhor, médium passista.

O passista pode dar passe fora da casa espírita?

Há casas espíritas que possuem equipes de passistas que vão à casa do paciente ou a hospitais. Essas equipes sempre trabalham sob condições de disciplina e ordem para  garantir a segurança adequada ao desempenho da tarefa. 

O passista sozinho não deve assumir responsabilidades por qualquer tipo de trabalho fora da casa que frequenta, embora, possa acontecer, em visita a alguém que não possa se dirigir a casa espírita, poderá orar por ele – o que na verdade é também um passe -, chegando mesmo a aplicar- lhe um passe, somente nos casos em que o próprio doente manifeste o interesse pela aplicação.

Mesmo nesses casos, deverá o passista agir com  cautela afim de se evitar inconvenientes tais como manifestações mediúnicas de qualquer parte. 

Aqui estamos pensando na segurança do Médium, na cautela que deve ter em ambientes onde possa sofrer influências negativas.

Passe é oportunidade de trabalho

 O passe consiste na transmissão de fluidos do médium passista para a pessoa que recebe o passe, ação esta exercida também com fluidos dos Espíritos e da própria Natureza. 

Para o passista, o passe é, acima de tudo, oportunidade de trabalho em que dedicando-se muito pode fazer na extensão do Bem.

Existe :

  • O passe magnético, em que o próprio agente transfere de si forças magnéticas ao doente.
  • O passe espiritual transmitido pelos Espíritos, sem o concurso do médium.
  • O passe humano-espiritual, em que o encarnado, rogando auxílio dos benfeitores é por eles auxiliado em favor do enfermo.
  • O passe mediúnico, no qual, o passista atua mediunizado.

"O passe é transfusão de energia físio psíquica, operação de boa vontade, dentro da qual o companheiro de bem, cede de si mesmo em teu benefício.” (Emmanuel) 
Espiritualidade, espiritismo, passe espiritual





MAIS VISITADAS

Significado espiritual do Lírio da Paz

Mediunidade Reprimida: Entenda os Sinais e Como Lidar

Não consigo chorar

Por que é Importante Ter Arruda Dentro de Casa

Chips e Implantes Espirituais: Como Reconhecer para Restaurar o Equilíbrio

Glândula Pineal: O Portal da Alma

Mindfulness Viver o Presente com Plenitude

Joanna de Angelis: As Lições Profundas sobre Amor e Autoconhecimento

Como Aumentar Sua Autoestima: Dicas Práticas para o Dia a Dia