Espiritualidade
No oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual. O lótus (padma), também conhecido como lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta aquática que floresce sobre a água.
No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é pureza do corpo e da mente.
A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.
A Flor de Lótus floresce singela e bela. Espiritualmente ela é a representação de como devemos estar em nosso mundo.
Significado de cada parte da flor de lótus
A flor de Lótus fechada ou em botão é um simbolismo das infinitas possibilidades do Homem, enquanto que a flor de lótus aberta representa a criação do Universo.
- Raiz – representa a vida material.
- Talo – representa a vida astral.
- Flor – representa a vida espiritual.
- Flor em botão – representa as possibilidades infinitas do ser humano.
- Flor aberta – é a criação do universo. Os chakras, centros de consciência do corpo humano, são representados pela Flor de Lótus.
A Flor de Lótus cresce e se desenvolve na escuridão do lodo, emergindo para a superfície, abrindo as suas flores e permanece imaculada na água e na terra.
Ela nasce na água, flutua sobre a água, mas não fica molhada. Nós também devemos estar no mundo dessa forma:
Nele, por ele, para ele, mas não dele.
Na Religião Budista um botão de Lótus significa os seres que não atingiram a iluminação e quando os ensinamentos começam a consolidar, então, a flor se abre e o indivíduo se ilumina. Esta é a razão porque Buda aparece sentado em uma Flor de Lótus.
Significado das Cores da Flor de Lótus
Lótus Azul: remete para o triunfo do espírito em relação aos sentidos, significa sabedoria e conhecimento. Esta flor nunca revela o seu interior, porque está quase sempre totalmente fechada.
Lótus Branca: está relacionada com a perfeição do espírito e da mente, estado de pureza total e natureza imaculada. Normalmente é representada com 8 pétalas.
Lótus Vermelha: revela a candura e natureza original do coração. Esta flor corresponde às qualidades do coração, como o amor, paixão e compaixão. É também conhecida como a flor do Buda da compaixão.
Lótus Rosa: apesar de muitas vezes ser confundida com a flor de lótus branca, a lótus rosa é muito importante e especial, estando relacionada com personagens divinos, como é o caso do Grande Buda.